Como ensinar...
consequências da mudança climática
RESUMO
O experimento aqui exposto tem como objetivo apontar algumas conclusões que podem ser tiradas entre professor (a) e aluno (a), em relação às consequências advindas das alterações climáticas no planeta.
Na simulação, é evidenciado o derretimento do gelo no polo do Ártico e da Antártica, causado pelo aquecimento global. A discussão sobre o derretimento das geleiras abre espaço para que o (a) professor (a) consiga abordar as demais consequências do efeito estufa para a vida das pessoas.
A proposta também cria a possibilidade para o (a) professor (a) refletir com os alunos sobre as mudanças dos estados físicos da água na simulação do derretimento das geleiras. Na perspectiva do polo da Antártida, é evidenciado que a água está, inicialmente, congelada (estado sólido) para representar uma geleira.
Com o passar do tempo, a água irá passar para o estado líquido, devido a influência do aumento da temperatura (aquecimento) em nosso planeta, causando como consequência o que seria a elevação do nível do mar.
Já na perspectiva no polo do Ártico, mesmo com o derretimento de imensos blocos de gelo, o nível de água em seu estado líquido não se altera, pois o volume de gelo está imerso na água, logo seu derretimento não altera perceptivelmente o nível do mar.
Além da possibilidade de trabalhar sobre o estado físico da água, o (a) professor (a) pode estabelecer outras conexões com conhecimentos trabalhados como causas e consequências do aquecimento global, a importância de atitudes como consumo mais consciente dos recursos naturais etc.
INTEGRANTES
Ana Flávia Faria
Melissa Marques Vieira
TIPO DE PROJETO
Projeto Investigativo: permite descobrir sobre um problema a partir da experimentação.

Competências Específicas de Ciências da Natureza
-
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
-
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza
-
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Ciências da Natureza
Matéria e Energia
OBJETO DE CONHECIMENTO
Propriedades físicas dos materiais
Ciclo hidrológico
Consumo consciente
Reciclagem
ÁREA
UNIDADE
TEMÁTICA
HABILIDADES
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competências Específicas dA GEOGRAFIA
-
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
-
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história
Geografia
Mundo do trabalho
Conexões e escalas
Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
Qualidade ambiental
ÁREA
UNIDADES
TEMÁTICA
HABILIDADES
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
BIBLIOGRAFIA
PARA O (A) PROFESSOR (A):
A ONU e a mudança climática. Nações Unidades Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/mudanca-climatica/>. Acesso em: 04 de abr. 2020.
Como falar sobre mudança climática com seus filhos? Laboratório de Educação, 2019. Disponível em: <https://labedu.org.br/como-falar-sobre-mudanca-climatica-com-seus-filhos-aquecimento-global-efeito-estufa-criancas/>. Acesso em: 04 abr. 2020.
Entenda de vez o que é aquecimento global. WayCarbon. Disponível em: <https://blog.waycarbon.com/2017/04/o-que-e-aquecimento-global-waycarbon/>. Acesso em: 3 abr. 2020.
MARQUES LUIZ. O degelo e a elevação do nível do mar. Jornal da Unicamp On. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/o-degelo-e-elevacao-do-nivel-do-mar>. Acesso em: 3 abr. 2020.
Quais as reais consequências do aquecimento global?. WayCarbon. Disponível em: <https://blog.waycarbon.com/2017/07/quais-as-suas-reais-consequencias-do-aquecimento-global/>. Acesso em: 3 abr. 2020.
RANKIN, André Stopa. Simulação: Derretimento das Geleiras do Artico e da Antartida. Ciência Mão. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaododerretimentod>. Acesso em: 3 abr. 2020.
PARA O (A) ALUNO (A):
COIMBRA, Daniela. Efeito estufa e Aquecimento Global. 2017. (6m08s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw&feature=youtu.be>. Acesso em: 27 maio 2020.
O incrível pontinho azul. Efeito estufa – aquecendo a Terra de forma natural. 2018. (2m38s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4&feature=youtu.be>. Acesso em 27 maio 2020.