Nobel Dungeon
Jogo de ideia original desenvolvido em conjunto com o Diego (estudante de ciência da computação pela PUC Minas) na plataforma Scratch. A ideia desse jogo é recolher todos os prêmios nobel e desvendar os enigmas.
Visão geral do jogo
Explicando os mecanismos
O jogo avança conforme você interage com ele. Coletando os prêmios Nobel de Física/Química, conhecendo seus ganhadores, e resolvendo enigmas propostos por cientistas da computação.
​
O jogo não possui tutorial, uma vez que é alto explicativo. Use as setas ou as teclas a,w,s,d para movimentar o personagem.
Futuras melhorias: Adicionar mais andares que se revelam de acordo com certa combinação de variáveis.
Estratégias de ensino
Pode não parecer a princípio, mas o jogo possui estratégias de ensino por trás de seu caráter lúdico. São elas:​
-
Apresentar ganhadores do Nobel de forma a citar algo marcante sobre suas descobertas;
-
Resolução de enigmas como estimulo de um comportamento curioso, científico;
​
-
Expor o jogador a nomes interessantes de se inspirar e saber mais sobre.
Seu mecanismo principal consiste em explorar o espaço e concluir os desafios propostos, igualando-se em parte com um estilo de jogo RPG.
​
O jogo se passa em dois andares, sendo eles:
​
Primeiro andar - Focado em conhecer alguns ganhadores do Prêmio Nobel de Física e Química. Além disso, é usado também uma missão de transmitir mensagens, que apresenta ao jogador a sonda solar Parker e o cientista e divulgador cientifico Carl Sagan.
​
Segundo andar - Focado em desvendar enigmas, indicando um enigma final que será apresentado por Alan Turin, conhecido por desvendar a maquina que leva exatamente o nome de Enigma.
​
De um ponto de vista mais técnico, o jogo tem como mecanismo interno vários sistemas de variáveis para que tudo aconteça no momento certo, e ainda, um contador de prêmios Nobel e um tradutor que pode ser acessado a qualquer instante em qualquer lugar dos dois andares.
​
Explore você mesmo(a) este jogo!
