CONHEÇA NOSSO PODCAST
Manual de Sobrevivência para Viajantes do Tempo
Através de uma abordagem leve e dinâmica, será apresentado às ouvintes os feitos e as histórias de cientistas incríveis - afinal, o projeto tem como principal objetivo cativar jovens mulheres e atraí-las para o âmbito científico.
â
Os episódios são conduzidos por Amazona, uma estudante que percebe a representatividade feminina na ciência sendo colocada de lado e sente a necessidade de enaltecer o trabalho de mulheres cientistas ao longo dos tempos. A personagem viaja em seus pensamentos enquanto descobre e se aproxima das vivências dessas mulheres, sempre levantando questionamentos e colocando pautas relacionadas aos desafios que foram enfrentados por elas. Tais indagações serão importantes e devem encorajar as ouvintes a lutarem para mudar a dura realidade da mulher na ciência e a não permitirem que suas mentes se fechem em padrões. Tal abordagem possibilitará que os temas científicos estejam sempre presentes, uma vez que eles serão os pontos mais fortes e impactantes para a descrição das cientistas.
â
Outro aspecto relevante é que, tendo em vista o objetivo principal do projeto, é importante que o público alvo se identifique com as realidades que serão apresentadas. Desta forma, vale salientar que as vivências de mulheres de todo o mundo serão apresentadas - especialmente das latinas. A equipe acredita que, por mais clichê que seja, o "de onde eu vim e onde posso chegar" surtirá um efeito maior quando a ouvinte visualizar que o contexto no qual está inserida não está tão distante do que foi apresentado no podcast. Portanto, a cada episódio, Amazona estará em locais diferentes, com culturas e realidades singulares, que, por sua vez, vão possibilitar que a estudante compreenda e valorize toda trajetória traçada pelas cientistas estudadas por ela.
â
Se tratando da parte técnica do áudio de um podcast, há uma enorme diferença entre adicionar uma trilha sonora posterior à escrita do roteiro e entre pensar em um ambiente sonoro durante a escrita do roteiro, a escolha da segunda opção transforma completamente a qualidade e riqueza do produto, ainda mais se ele estiver diretamente ligado ao som sem o uso de quaisquer recursos visuais, como é o caso do nosso podcast. O ideal é que o roteiro contemple o som como parte da narrativa. Dessa forma, a equipe tem em mente a importância do sound design, trazendo-o à tona como potente ferramenta de imersão do ouvinte em toda a trajetória da personagem.
â
Finalmente, espera-se que o Manual de Sobrevivência para Viajantes do Tempo seja capaz de engajar, inspirar, e, principalmente, mostrar para as garotas que a ciência é, sem dúvida, o lugar delas.
A project by Fernanda Oliveira